Governador de Chaco propõe ampliar parcerias da província argentina com RS

11/04/2019

Governador da província de Chaco, Oscar Peppo, presenteou Leite com uma estatueta que simboliza a capital Resistência.

Na busca por ampliar relações políticas, comerciais, científicas e tecnológicas, o governador da província argentina de Chaco, Oscar Domingo Peppo, está no Rio Grande do Sul nesta quinta (11/4) e sexta-feira (12/4). A visita da comitiva começou pelo Palácio Piratini, onde se reuniu durante a tarde com o governador Eduardo Leite e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb. Também haverá visita à Universidade de Caxias do Sul (UCS) e agroindústrias da Serra.

Aproveitando a visita institucional da comitiva de Chaco, Eduardo Leite convidou o governador para participar do 3º Fórum de Governadores Brasil-Sul-Argentina. O evento será dia 25 de abril, em Porto Alegre, logo após reunião conjunta do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), quando Leite tomará posse da presidência da entidade.

“Para nós, é fundamental estreitar as relações com os países do Mercosul, sendo a Argentina um dos principais. O idioma é diferente, mas nem tanto, e temos muitos fatores culturais que nos aproximam. Precisamos aproveitar isso para ajudarmos no desenvolvimento mútuo dos nossos municípios, estados e países”, destacou o governador gaúcho.

A província de Chaco, através da Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Resistência, já realiza há mais de 10 anos pesquisas conjuntas e intercâmbios com a UCS, principalmente na área de educação e cultura para a paz. A ideia é ampliar essas parcerias para outras universidades e regiões.

“Estamos tão perto e, por falta de integração, muitas coisas das quais poderíamos fazer parte apenas passam por nossos estados e vão embora. Precisamos incentivar a conexão”, afirmou Peppo.

Também participaram da reunião o secretário do Codesul, Vicente Bogo, e o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava. 

Capital das esculturas

Antes de seguir para Caxias do Sul, o governador argentino entregou a Leite uma estatueta, simbolizando um dos grandes orgulhos de Resistência (a mil quilômetros de Buenos Aires), a capital da província do Chaco, conhecida como a capital das esculturas. A cidade é um museu a céu aberto, com mais de 600 esculturas espalhadas por praças, avenidas e calçadas da cidade.

Localizada na parte austral do Grande Chaco sul-americano, a província de Chaco é uma das 23 regiões da República Argentina, situada no nordeste do país. A economia da região é baseada no setor primário, no qual se destacam os cultivos de algodão, soja, produção de gado bovino e extração de madeira.

 

http://www.onacional.com.br/estado/90451/governador+de+chaco+propoe+ampliar+parcerias+da+provincia+argentina+com+rs

 

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br