CODESUL

codesul

SOBRE

SOBRE

O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (CODESUL-BRDE), foi criado, em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.

Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o CODESUL constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um Secretário Executivo, nomeado pelo Governador-Presidente, e por quatro Secretários Assistentes, além de corpo técnico e administrativo.

As reuniões do Conselho têm a participação do Diretor-Presidente do BRDE. Como órgãos vinculados, compõem o CODESUL Comissões Permanentes e Comissões Técnicas, que trabalham em áreas onde há potencial de integração regional.

Em 2009, foi assinado o primeiro Protocolo de Intenções entre o CODESUL e a ZICOSUR (Zona de Integração do Centro Oeste Sul Americano), rede de cooperação regional, impulsionada por setores empresariais, formada por regiões do Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Brasil. Em 2013 o Protocolo foi renovado, prevendo o desenvolvimento de atividades conjuntas nas áreas de (a) infraestrutura e serviços, (b) produção, indústria e comércio, (c) meio ambiente e defesa civil, (d) turismo e cultura, (e) grupos de trabalho específicos. Esta cooperação possibilita parcerias comerciais e abertura de mercado com a Ásia, Europa e América do Norte.

HISTÓRIA

HISTÓRIA

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) foi instalado em 1961, por meio de convênio assinado pelos governadores dos três estados do Sul: Leonel Brizola, do Rio Grande do Sul; Celso Ramos, de Santa Catarina, e Ney Braga, do Paraná.

O Codesul foi concebido para fortalecer o Sul do país, colocando os estados membros em um único patamar de desenvolvimento econômico e social, por meio de políticas públicas e convênios capazes de levar a equidade entre todos.

Em 1992, 31 anos após a assinatura do convênio, Mato Grosso do Sul passou a integrar o bloco, fortalecendo as políticas de desenvolvimento regional e incrementando a potencialidade que o Estado possui, bem como suas relações culturais e econômicas com a Região Sul.

Uma das principais realizações do Codesul foi a implantação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que ocorreu em 15 de junho de 1961, em ato realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, entre os governadores dos três Estados da Região Sul. O BRDE foi instalado em 22 de dezembro do mesmo ano em Porto Alegre.

O BRDE tem como objetivo desenvolver as ações econômicas dos estados signatários. Sua organização é realizada por meio de regimento interno e as suas atividades são aprovadas pelo Codesul.

Competências do Codesul:

O Artigo 4º do Regimento Interno determina as competências do Codesul:
Efetuar o levantamento socioeconômico das regiões envolvidas, estudar seus problemas, equacionar e propor soluções, visando aos legítimos interesses da região, do país e dos continentes;
Formular diretrizes da política de desenvolvimento das regiões, em consonância com os planos nacionais e em cooperação com os organismos de planejamento estaduais, nacionais e dos países dos continentes;
Zelar, sugerindo medidas adequadas, para que o intercâmbio econômico, inter-regional e com o exterior, venha a permitir a justa retenção e fixação na região, dos rendimentos do trabalho das populações locais, como fator positivo para o desenvolvimento regional;
Propor estratégias e planos de ação visando à inserção da economia regional no processo de integração latino-america;
Estimular o intercâmbio nas diversas áreas do Governo dos Estados signatários, de modo a harmonizar e consolidar as ações de interesse regional.

O CODESUL integra, como membro convidado permanente, desde 2010, a CDIF - Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira, do Ministério da Integração Nacional, instituída através do Decreto Presidencial de 08 de setembro de 2010.

MISSÃO

Buscar o desenvolvimento socioeconômico dos estados membros- Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

VALORES

Seriedade nas decisões, assertividade nas escolhas, comprometimento com a população, engajamento social e econômico.

LINHA DO TEMPO

LINHA DO TEMPO

1961
MAR. 1961
MAR. 1961
JUL. 1961
DEZ. 1961
1962
DEZ. 1962
DEZ. 1962
DEZ. 1962
DEZ. 1962

ORGANOGRAMA

ORGANOGRAMA