Estados do Codesul vão entregar demandas à ministra Simone Tebet

Está agendado para o dia 02 de agosto audiência com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para a entrega das prioridades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul a serem incluídas no Plano Plurianual Federal (PPA), cujo projeto de lei será enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional até 31 de agosto. O governador Eduardo Leite, que é o presidente do Codesul, fará a entrega formal dos pleitos em nome dos quatro estados.

De acordo com a secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry, esta é a primeira vez que os estados do Codesul se articulam em bloco para inclusão das demandas no Orçamento da União. “A apresentação dos pleitos regionais ao governo federal, de maneira sistematizada, dará mais força para que sejam autorizados”, disse.

Para buscar maior assertividade nos pleitos, os secretários de Planejamento dos quatro estados se reuniram para definir as pautas regionais mais importantes ao longo de duas semanas, trabalho este concluído na última semana com o encontro dos secretários em Florianópolis.

A nova estratégia de utilizar essa ferramenta de planejamento própria da Região Sul, proporciona a união da agenda, com demandas que vão desde a infraestrutura rodoviária, passando por controle sanitário, demandas do turismo, meio ambiente, saúde, educação e outros. “Após a apresentação para a ministra Simone Tebet, encaminharemos também para os ministérios relacionados. Também encaminharemos ao legislativo ganhando mais força política, envolvendo deputados e senadores, para que o Sul tenha uma agenda clara e positiva”, diz a coordenadora da Comissão de Planejamento do Codesul e secretária do Planejamento do RS, Daniele Calazans.

“Geralmente esses estados estão muito distantes uns dos outros do ponto de vista político e institucional. Com a reunião do Codesul, criamos uma pauta comum dos quatro estados para ser inserida no PPA do Governo Federal, que deste modo poderá ser melhor cobrada”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento do Paraná, Guto Silva, durante o encontro em Florianópolis.