O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL) foi criado em 1961 através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado de Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.

Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o CODESUL constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

CODESUL

O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um Secretário Executivo, nomeado pelo Governador-Presidente, e por quatro Secretários Assistentes, além de corpo técnico e administrativo.

As reuniões do Conselho têm a participação do Diretor-Presidente do BRDE. Como órgãos vinculados, compõem o CODESUL Comissões Permanentes e Comissões Técnicas, que trabalham em áreas onde há potencial de integração regional.

Em 2009, foi assinado o primeiro Protocolo de Intenções entre o CODESUL e a ZICOSUR (Zona de Integração do Centro Oeste Sul Americano), rede de cooperação regional, impulsionada por setores empresariais, formada por regiões do Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Brasil. Em 2013 o Protocolo foi renovado, prevendo o desenvolvimento de atividades conjuntas nas áreas de (a) infraestrutura e serviços, (b) produção, indústria e comércio, (c) meio ambiente e defesa civil, (d) turismo e cultura, (e) grupos de trabalho específicos. Esta cooperação possibilita parcerias comerciais e abertura de mercado com a Ásia, Europa e América do Norte.

COMPETÊNCIAS

COMPETÊNCIAS DO CODESUL

O Artigo 4º do Regimento Interno determina as competências do Codesul:

- Efetuar o levantamento socioeconômico das regiões envolvidas, estudar seus problemas, equacionar e propor soluções, visando aos legítimos interesses da região, do país e dos continentes;

- Formular diretrizes da política de desenvolvimento das regiões, em consonância com os planos nacionais e em cooperação com os organismos de planejamento estaduais, nacionais e dos países dos continentes;

- Zelar, sugerindo medidas adequadas, para que o intercâmbio econômico, inter-regional e com o exterior, venha a permitir a justa retenção e fixação na região, dos rendimentos do trabalho das populações locais, como fator positivo para o desenvolvimento regional;

- Propor estratégias e planos de ação visando à inserção da economia regional no processo de integração latino-america; Estimular o intercâmbio nas diversas áreas do Governo dos Estados signatários, de modo a harmonizar e consolidar as ações de interesse regional.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

Missão
Buscar o desenvolvimento socioeconômico dos estados membros: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Valores
Seriedade nas decisões, assertividade nas escolhas, comprometimento com a população, engajamento social e econômico.

Propósito
Fortalecer o Sul do país, colocando os estados membros em um único patamar de desenvolvimento econômico e social, por meio de políticas públicas e convênios capazes de promover a equidade entre todos.

Saiba mais sobre o Codesul acessando o Regimento Interno

SAIBA MAIS