Representantes do Codesul trocam experiência sobre o PlanClima-SP

O secretário executivo da secretaria do Meio Ambiente de Santa Catarina (Sema), Leonardo Porto Ferreira, e a gerente de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da pasta, Ana Letícia Bertoglio, se reuniram nesta quarta-feira, 6, em São Paulo com representantes da prefeitura da capital paulista para conhecer detalhes do Plano de Ação Climática de SP (PlanClima-SP). A reunião foi articulada pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).

O plano surgiu após a assinatura da Carta Compromisso com o Acordo de Paris, o Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática. O PlanClima SP propõe ações que visam diminuir o uso dos meios de transportes, aumentar a mobilidade ativa e zero emissões, incrementar a adoção de fontes energéticas renováveis em substituição aos combustíveis fósseis no transportes e nos estacionamentos residenciais, comerciais, institucionais e industriais, para iluminação, refrigeração, aquecimento da água e do ambiente, cocção; melhorar a eficiência energética de edificações e equipamentos; reduzir a geração e adequar os tratamentos de resíduos.

O PlanClima-SP é a ferramenta adotada por São Paulo para atingir a meta de ofertar um declínio de 45% das emissões de CO2 até 2030, em relação ao nível de 2010, atingindo zero emissões em 2050.