
A reunião da Comissão de Agricultura do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) realizada na segunda-feira (28) abordou questões relacionadas ao clima como tema central. A criação de um fundo catástrofe para mitigar os efeitos de desastres naturais na agricultura foi um dos principais pontos da pauta. As preocupações dos estados em relação à COP30, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, também foram discutidas.
A secretária do Codesul RS, Micheli Petry, apresentou aos secretários de Estado uma proposta preliminar do projeto de Agricultura de Baixo Carbono, que visa reduzir a pegada de carbono do setor agrícola e buscar certificações internacionais que atestem as melhores práticas sustentáveis da região. “Entre os principais objetivos do projeto está promover a preservação de recursos naturais e dos quatro biomas da região Codesul (Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), além de diminuir a emissão de gases de efeito estufa na agricultura e pecuária”, afirmou Micheli Petry.
Outros temas importantes incluíram a proposta de securitização das dívidas dos produtores afetados por desastres climáticos, a participação dos quatro estados da Aliança Láctea Sul Brasileira e a necessidade de discutir o compartilhamento de barreiras sanitárias entre os estados do Codesul.
“Muitas ações já vem sendo realizadas, inclusive com a participação do BRDE, mas todos sabemos que precisamos ir além do que está sendo feito por conta das questões climáticas. Vamos aperfeiçoar esses assuntos nas próximas reuniões”, enfatizou o secretário do Codesul do Paraná, Orlando Pessutti, que também coordenou a reunião.
“A reunião demonstra a importância da cooperação regional para enfrentar os desafios climáticos e promover o desenvolvimento sustentável na região. O Codesul tem um papel fundamental nesse processo, reunindo os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul para discutir e implementar políticas públicas que beneficiem a região”, afirmou a secretária do Coldesul MS, Magda Corrêa.
O encontro, que ocorreu de modo remoto, contou com a participação do secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Natalino Avance; secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Clair Kuhn; secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do MS, Jaime Verruck; secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC, Valdir Colatto; além dos secretários do Codesul: Magda Corrêa (MS), Micheli Petry (RS) e Orlando Pessutti (PR), além das equipes técnicas do Codesul.