Governador Eduardo Leite representa Codesul no Conselho da Federação

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta quarta-feira (25/10), da primeira reunião do Conselho da Federação, criado pela União para o debate de questões estruturais do país entre os entes federativos. Leite tem um assento no colegiado por ser presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) – entidade que reúne os governos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto. O governador Eduardo Leite também esteve acompanhado no encontro da secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry.

No encontro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador elogiou a disposição do governo federal em reforçar o diálogo com estados e municípios, além de destacar as principais demandas da região Sul neste momento.

“Vamos trabalhar para que essa instância resulte em medidas efetivas para os entes federativos. Como representante da região Sul, reforço que temos preocupação com alguns temas, como a dívida dos Estados. Somos a única região que não tem fundo de desenvolvimento constituído, nem royalties de mineração e outros incentivos para incrementar a arrecadação”, destacou o governador. “Devemos avançar, ainda, nos debates sobre a resiliência climática e o enfrentamento à criminalidade. São assuntos que não respeitam as fronteiras definidas nos mapas e que afetam a todos. A articulação para ações em conjunto nos estados é fundamental.”